Eventos

Agentes de saúde e endemias apoiam Hildo Rocha e Roseana Sarney

ResumoA FEMACS e presidentes de sindicatos regionais dos agentes de saúde e endemias do Maranhão declararam apoio a Hildo Rocha e Roseana Sarney em Brasília. A aliança formalizada inclui demandas por valorização profissional, piso salarial e garantia de direitos trabalhistas. O grupo busca fortalecer a categoria no estado com respaldo político dos dois nomes.

Presidentes de sindicatos regionais dos agentes de saúde e endemias do Maranhão, com a FEMACS, declararam apoio a Hildo Rocha e Roseana Sarney em Brasília. Demandas incluem valorização profissional e direitos.

Wellington Frota
Wellington Frota Repórter de segurança · 26 de agosto de 2026 · 2 min de leitura
Agentes de saúde e endemias apoiam Hildo Rocha e Roseana Sarney

Presidentes dos sindicatos regionais dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do Maranhão, juntamente com a diretoria da Federação Maranhense dos ACS e ACE (FEMACS), declararam apoio a Hildo Rocha, candidato a deputado federal, e Roseana Sarney, candidata ao Senado Federal, ambos do MDB. A reunião ocorreu em Brasília e teve como pauta as principais demandas da categoria, além da reafirmação de uma parceria política voltada à valorização profissional e à defesa de direitos.

A presidente da FEMACS, Shirlene Pires, afirmou que o encontro serviu para firmar compromisso com os candidatos. "O deputado Hildo Rocha tem sido um grande parceiro nas nossas lutas em Brasília. Então, estamos aqui firmando compromisso com ele e com a candidata ao Senado, Roseana Sarney. Estamos trazendo também as nossas demandas, o que temos ainda a construir juntos na Câmara e no Senado Federal", declarou.

Roseana Sarney destacou a atuação de Hildo Rocha em defesa dos agentes. "Hildo é um representante da categoria, ele luta muito pela categoria, ele conseguiu vários avanços e vai conseguir muito mais. Agora, se Deus quiser, com o apoio da sua amiga Roseana Sarney no Senado Federal, a categoria vai ter os direitos garantidos e vamos ajudar a conquistar novas vitórias", afirmou a candidata a senadora.

Hildo Rocha ressaltou a trajetória de Roseana na saúde pública. "Roseana Sarney sempre foi uma política voltada para a saúde pública. Ela sabe da importância dos agentes comunitários de saúde para o sistema único de saúde, o SUS", disse.

Durante o encontro, Denis Francalino Fernandes, presidente do Sindicato Regional dos Agentes de Combate às Endemias do Sul do Maranhão (SINDRACESMA), citou conquistas obtidas com a atuação parlamentar de Hildo Rocha, entre elas a Emenda Constitucional nº 120, que estabeleceu o piso salarial nacional das duas categorias. As categorias reúnem centenas de agentes em todo o Maranhão.

// Leia também

Publicidade